Nossa História - 70º Grupo Escoteiro Santo Antônio de Osasco:

70º Grupo Escoteiro Santo Antônio de Osasco: 34 Anos Transformando Vidas Através do Escotismo

Bem-vindo à página "Nossa História" do 70º Grupo Escoteiro Santo Antônio de Osasco! Aqui, vamos mergulhar nas raízes que nos trouxeram até onde estamos hoje. Desde nossa fundação até as conquistas mais recentes, nossa jornada é marcada por dedicação, crescimento e um compromisso inabalável com os princípios do Escotismo.

1989

Em 22 de dezembro de 1989 na Escola de Oratória de Osasco, localizada na Rua Antônio Agú, Centro, acontece a primeira reunião do Clã de Pioneiros Tapir do 204º Grupo Escoteiro Amazônia, sob a presidência do Pioneiro José Carlos Arantes da Silva e assistência do proprietário do estabelecimento e Mestre Pioneiro Enrique Hernandes Zamora para transformar
um sonho coletivo dos 34 Pioneiros e quatro Mestres presentes em um projeto de criação e fundação de um Grupo Escoteiro.

1990

Após conquistar a Autorização Provisória de funcionamento em março de 1990, realizou-se a primeira Assembleia de Grupo da qual participaram Pioneiros, Mestre, membros da Comissão Executiva e pais de Lobinhos, Escoteiros e Sêniores do Grupo Escoteiro anterior.

Nos primeiros meses do ano, após intensos trabalhos de divulgação, inscrição de interessados e busca de uma sede que oferecesse as condições adequadas para a boa prática do Escotismo foi oferecido pelo casal Paulo Sérgio de Sá e Valquíria Campos de Sá, Presidente e Diretora do Centro Social Santo Antônio, localizado na rua da Saudade, 160 bairro Bela Vista às instalações da entidade para utilização do Grupo Escoteiro, onde em 25 de março de 1990 se realizou o primeiro Conselho de Grupo (atualmente equivale a Assembleia) com todos os adultos para eleição da primeira Comissão Executiva de Grupo e aprovação da documentação a ser encaminhada ao Distrito Escoteiro de Osasco e Região Escoteira de São Paulo requerendo a autorização provisória de funcionamento.

O Conselho de Grupo através de suas atribuições elegeu sua primeira Comissão Executiva de Grupo, constituída pelos seguintes diretores: Presidente Enrique Hernandes Zamora, Vice Presidente Adalberto Pinotti, Administrativo Ari Moretti, Financeiro Francisco das Chagas Advínculas Veras e Chefe de Grupo José Carlos Arantes da Silva e Presidente da Comissão Fiscal Luiza Aparecida Arantes Corrêa, que nomeou imediatamente escotistas para os ramos de Lobinho, Escoteiros e Seniores, aprovando também o nome do Grupo de Santo Antônio, utilizando o Nome do Santo Católico, padroeiro da cidade de Osasco, seguido do nome da própria cidade e como cores as da bandeira Osasquense, verde, branco e vermelho, que por sua vez remetem às cores da bandeira da Itália, devido a nacionalidade do fundador da cidade Antônio Agú.

A confecção do primeiro lenço, com desenho arrojado foi fruto de muito tempo de criatividade e dedicação, colocando a cor verde no pescoço, branca intermediaria e vermelha na ponta, foi costurado carinhosamente pela Escotista Ana Advíncula Veras e pintado à mão pela Assistente Espiritual Maria José Arantes da Silva e como escudo foi adotado o nó de frade ao centro rodeado por um círculo representando o sacrifício, união e amizade do Clã de Pioneiros Tapir para a fundação do Grupo.

Escolhemos o número 70 da Região Escoteira de São Paulo e após cinco meses de atividades que promoveram um rápido crescimento de efetivo, em 25 de agosto de 1990, após a devida convocação foi realizada o segundo Conselho de Grupo onde foi comunicado pelo Comissário Distrital a Autorização de funcionamento concedida pela Região de são Paulo, seguida de um inesquecível fogo de conselho.

1992

No dia seguinte, concretizando a fundação oficial do Grupo Escoteiro Santo Antônio de Osasco em reunião especial realizada em 26 de agosto de 1990 por ocasião da primeira Promessa do primeiro Lobinho, seguiu-se as Renovações de Promessa de todos os Dirigentes, Escotistas e demais Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros que já faziam parte do Movimento Escoteiro.

Devido o constante crescimento do efetivo, buscando um espaço maior para abrigar o Grupo Escoteiro, em janeiro de 1992 passamos a realizar nossas reuniões nas dependências da Catedral de Santo Antônio em Osasco.

1994

Em 09 de julho de 1995, após um brilhante desfile no parque do Ibirapuera, comemorativo à Revolução Constitucionalista de 1932, o Grupo Escoteiro foi convidado pelo Exército Brasileiro na pessoa do General Nialdo a utilizar como sede as instalação da unidade militar do 4º Batalhão de Infantaria Blindado no bairro de Quitaúna, onde com a excelente estrutura disponibilizada pelo então Comandante Tenente Coronel Monteiro Junior, continuou a crescer seu efetivo e melhorar a qualidade da prática do Escotismo.

1997

Grupo Escoteiro recebe Cartão de Prata de Gratidão pela ajuda prestada (O grupo forneceu sopa e lanches para o resgate e pessoas que trabalharam no salvamento) ao Osasco Plaza Shopping durante o socorro à tragédia da explosão da praça de alimentação do Shopping.

Iniciou-se uma parceria com exposições anuais na praça de eventos onde o Grupo Escoteiro montou acampamentos mateiros onde passavam mais de 5.000 visitantes em duas semanas hasteava a Bandeira Nacional no dia da Bandeira em conjunto com o 4º Batalhão de Infantaria Leve.

2004

Após dez anos utilizando a estrutura do 4º Batalhão de Infantaria Blindada o Grupo Escoteiro completou seu efetivo de 3 Alcateias de Lobinhos(crianças de 7 a 10 anos), 3 Tropas Escoteiras (jovens de 11 a 14 anos), 1 Tropa de Sêniores (jovens de 15 a 18 anos), 1 Tropa de Guias Escoteiras (moças de 15 a 18 anos) e 1 Clã de Pioneiros, todas completas formando dezenas de Lobinhos(as) Cruzeiro do Sul, Escoteiros(as) Liz de Ouro e Seniores e Guias Escoteiros(as) da Pátria além de prover a formação de vários Escotistas Insígnia de Madeira.

2015

O 70º Grupo Escoteiro Santo Antônio de Osasco recebe o Troféu Araucária pelos 25 anos na excelência na prática do Escotismo.

O Troféu concedido por Longevidade é destinado a premiar a boa e eficiente atividade desenvolvida pela Unidade Escoteira Local ao longo dos anos, levando em consideração o caráter meritório e os serviços em prol da juventude brasileira. O reconhecimento é outorgado através de quatro níveis de troféus: • Troféu Araucária: para a UEL que completar 25 anos de ininterruptas atividades. • Troféu Jatobá: para a UEL que completar 50 anos de ininterruptas atividades. • Troféu Jacarandá: para a UEL que completar 75 anos de ininterruptas atividades. • Troféu Jequitibá: para a UEL que completar 100 anos de ininterruptas atividades. Este reconhecimento será outorgado pela Diretoria Executiva Nacional, por proposta dela mesma, da Região Escoteira ou do Conselho de Administração Nacional, para a UEL que tenha completado o número de anos indicado, de efetivo funcionamento, contados a partir da data de sua fundação e que tenha estado em dia com suas obrigações administrativas e financeiras durante todo este período.

Ainda em 2015 a chefia do grupo concedeu entrevista para a TV Câmara, onde falaram sobre os trabalhos realizados pelo grupo e os principais conceitos.

2017

Concedida ao Grupo Escoteiro, pelo Comando do 4º Batalhão de Infantaria Leve, 400m² de um galpão em ruínas, que foi totalmente restaurado para abrigar uma nova sede com toda a infraestrutura necessária.

2020

Após reunião com o Prefeito Rogério Lins e três meses de buscas na cidade por um terreno para abrigar uma futura sede com o Diretor de Patrimônio Sr. Jony recebemos a permissão de uso do terreno das mãos da Vice-Prefeita Ana Maria Rossi, ainda com o endereço antigo, Alameda dos Buritis, s/nº Jardim Umuarama Osasco SP no dia 04 de fevereiro de 2019 conforme Procedimento Administrativo 165/2019.

O Grupo Escoteiro é reconhecido pelo Projeto Amamos de acolhimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade para a prática de Escotismo e recebe o Prêmio Walter Dohme – Categoria Dirigente Institucional.

2021

No dia 18 de julho de 2021 recebemos das mãos do Prefeito Rogério Lins a renovação da permissão de uso do terreno na Rua Honduras, 201 Jardim D’Abril Osasco SP conforme Procedimento Administrativo 10.392/2021

Durante a pandemia de Covid-19 Iniciam-se os estudos, ideias e buscas de parcerias para o desenvolvimento de um anteprojeto ideal de sede para a prática de Escotismo para posterior construção de sede própria.

2022

Findado e não renovado o contrato como permissionário com o 4º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro, o Grupo Escoteiro busca na cidade um novo local para realizar suas atividades e encontra através do então Secretário do Meio Ambiente da cidade de Osasco Sr. Fábio de Grossi o Parque João Agostinho Bezerra na Rua João da Rocha Lima – Bela Vista – Osasco recebendo várias salas, além das instalações públicas para utilizar como sede e realizar suas reuniões semanais.

Fomos surpreendidos em nossa Assembleia de Grupo realizada no casarão do parque Chico Mendes no dia 26 de agosto, pelo então Chefe de de Gabinete José Carlos Vido o decreto do prefeito 13.489, publicado no IOMO 2291 de 29 de agosto de 2022, ratificando a permissão de uso e autorizando obras de caráter institucional.

2023

Intensificando as buscas de parcerias para viabilizar a construção de uma sede própria, em nossa 33ª Assembleia de Grupo realizada no dia 26 de agosto o Chefe de Gabinete de Osasco Fábio Grossi ratificou o apoio do atual governo em buscar recursos para viabilizar o projeto conforme informado em reunião anterior na Prefeitura Municipal de Osasco.

Assembleia de Grupo aprova a abertura do CNPJ, transformando o Grupo Escoteiro como pessoa jurídica.

 

No dia 26 de novembro o projeto é abraçado pela Vereadora Elsa de Oliveira que formaliza a destinação de recursos de parte de suas verbas parlamentares e torna-se a Madrinha do Grupo para a construção da sede.

2024

Inicia-se a fase de construção com a definição final do projeto e busca e orçamento de construtoras interessadas na realização de nosso sonho… Primeira visita ao terreno ocorreu em 09 de maio com nossa madrinha Vereadora Elsa de Oliveira.

Nascemos e vivemos para Servir: Fiel aos Princípios e Valores do Movimento escoteiro o 70º Grupo Escoteiro Santo Antônio de Osasco segue a 34 anos servindo a sociedade Osasquense oferecendo a prática do Escotismo onde se estima que já passaram mais de 4.000 crianças e jovens entre 6,5 à 21 anos e suas famílias em atividades com o mais alto padrão escoteiro, sempre cumprindo os deveres para com Deus a Pátria e o Próximo, obedecendo a Lei Escoteira e Servindo a União dos Escoteiros do Brasil, complementando a educação de forma extracurricular, praticando cidadania e formando caráter.

Captando e formando voluntários para atuarem como Apoio, Escotistas e Dirigentes, o 70º Grupo Escoteiro Santo Antônio de Osasco com sua experiencia conquistada ao longo dos anos sempre serviu a Região de São Paulo em várias ocasiões na área de marketing e propaganda, participando de programa de TV como SBT e jornais de grande circulação como o Estado de São Paulo, estruturou com o trabalho de seus dirigentes o Distrito Escoteiro de Osasco, a Área Escoteira de Osasco e posteriormente o Polo de Desenvolvimento do Escotismo Rota dos Bandeirantes coordenando grandes atividades para jovens e promovendo o crescimento do Escotismo na região oeste da grande São Paulo.

Junte-se aos Escoteiros hoje e comece sua jornada de crescimento pessoal, aprendizado e aventura!

Se você tem entre 6,5 e 21 anos, está convidado a fazer parte do Movimento Escoteiro como jovem. E mesmo após atingir essa faixa etária, sua jornada pode continuar como adulto voluntário, sem limite de idade. Junte-se a nós na missão de formar jovens líderes comprometidos com um futuro melhor!